domingo, 16 de setembro de 2012

Características do Realismo


                

-Oposição ao idealismo romântico. Não há envolvimento sentimental
-Representação mais fiel da realidade
-Romance como meio de combate e critica ás instituições sociais decadentes, como o casamento.
-Analise dos valores burgueses com visão critica denunciando a hipocrisia e corrupção da classe
-Influência dos métodos experimentados
-Narrativa com muitos detalhes
-Personagens analisadas psicologicamente.
• Veracidade: demonstra o que ocorre na sociedade sem ocultar ou distorcer os fatos
• contemporaneidade: descreve a realidade, fala sobre o que estar acontecendo de verdade.
• retrato fiel das personagens: caráter, aspectos negativos de natureza humana.
• gosto pelo detalhes: lentidão na narrativa
• amor: a mulher objeto de prazer/adultério
• denuncia das injustiças sociais: mostra para toda a realidade dos fatos
• determinismo e reação entre causa e feitos: o realista procurava uma explicação lógica para as atitudes das personagens, considerando a soma de fatos que justificasse suas ações. Na literatura naturalista, dava-se ênfase ao instinto, ao meio ambiente e a hereditariedade como força determinantes do comportamento dos indivíduos.
• linguagem próxima á realidade: simples, natural, clara equilibrada.
 O objetivismo aparece como negação do subjetivismo romântico; o universalismo ocupa o lugar do personalismo. O sentimentalismo cede terreno ao materialismo. O Realismo se preocupava apenas com o presente, com o contemporâneo.
Com o desenvolvimento das ciências, muitos autores foram influenciados no século XIX, principalmente os naturalistas, donde se pode falar em cientificismo nas obras desse período.

Características naturalismo


                           

• a principal característica do naturalismo é o cientificismo exagerado que transformou o homem e a sociedade em objetos de experiências.
• descrições minuciosas e linguagem simples
•preferência por temas como miséria, adultério, crimes, problemas sociais, taras sexuais e etc. A exploração de temas patológicos traduz a vontade de analisar todas as podridões sociais e humanas sem se preocupar com a reação do público.
• ao analisar os problemas sociais, o naturalismo mostra uma vontade de reformar a sociedade, ou seja, denunciar estes problemas, era a forma de tentar reforma a sociedade.

Compromisso com a realidade

O realismo-naturalismo e contra o tradicionalismo romântico. Trata-se de uma arte engajada: que tem compromisso com o seu memento presente e com a observação do mundo objetivo e exato.

Presença do cotidiano

Os escritores realista-naturalista consideram possível representar artisticamente os problemas concretos de seu tempo, sem preconceito ou convenção, E renovaram a arte ao focalizarem o cotidiano, desprezado pelas correntes estéticas anteriores. Daí que os personagens de romances estejam muito próximos das pessoas comuns, com seus problemas do dia-a-dia, com suas vidas medianas, cujas atitudes devem ter sempre explicações sintáticas devem obedecer á ordem direta.

Personagens tipificados

Os personagens são retirados da vida diária e são sempre representativos de uma categoria. Os personagens permitem estabelecer relações criticas entre o texto e a realidade histórica em que ele se insere, embora os personagens sejam seres individuais que passam a representar comportamentos e a ter reações típicas de uma determinada realidade.

Preferência pelo presente

Geralmente os escritores deram presença ao momento presente: as narrativas estavam ambientadas num tempo contemporâneo ao escritor. Com isso a critica social ficaria mais próxima e concreta, neste sentido a literatura ganha um papel de denunciadora do que havia de mau na sociedade. Outro aspecto dessa preferência pelo momento presente é o detalhismo que enfoca a realidade, fato explicável pela proximidade.

Preferência pela Narração

Deram ênfase á narração do fato: o que acontece e porque acontece são as preocupações desses escritores.

Anticlericias, antimonárquicos, antiburgueses

Os realistas-naturalistas são marcadamente contra a igreja, que apontam como defensora de ideologias ultrapassadas, como a monarquia. Também criticam acirradamente a burguesia, que encarna o status romântico geral.

                      
   Líder: Marciara Santos

Integrantes: Larissa Vieira, 
Flávia Abreu
Steffany Pereira
Lorrayne Stephanny
Walace Feliciano
Tassiane Silva
Gleyce Nunes