domingo, 16 de setembro de 2012

Realismo 
A onda era mudar!
 "O Realismo é uma reação contra o Romantismo: o Romantismo era a apoteose do sentimento; - o Realismo é a anatomia do caráter. É a crítica do homem. É a arte que nos pinta a nossos próprios olhos - para condenar o que houve de mau na nossa sociedade" Eça de Queirós.
 Em 1860, jovens estudantes de Coimbra manifestavam desejos de mudanças. A sociedade  via o Romantismo com ideais ultrapassados, clamando por mais ação e menos melancolia. Com a publicação das obras Visão dos tempos, Tempestades sonoras e Odes modernas, os conflitos entre os estudantes e os antigos românticos se intensificaram ainda mais.
  Folhetos a favor das ideias realistas foram se firmando ao longo dos tempos e o Romantismo foi se perdendo dando início à escola literária denominada Realismo. Sendo assim, o realismo é uma reação contrária ao Romantismo.                                                                                                                                                                                                     O Realismo teve início na segunda metade do século XIX na Europa. Nesse momento surge no mundo novas doutrinas filosóficas e científicas como o socialismo de Engels e Marx, o positivismo de August Comte e, principalmente, o  evolucionismo de Charles Darwin.
 Na Revolução Industrial é intensificado a utilização de petróleo, do aço e da eletricidade. O trabalhador se torna mais oprimido e marginalizado, não partilhando o progresso da produção.
 Em consequência de uma sociedade injusta, surgem ideias de igualdade e do convívio social na personalidade humana, as quais serão os principais temas das obras produzidas no Realismo.



Rhísia Mariane (Líder) 


Geovana  
Jaqueline 
Hérycles 
Ronie