sábado, 18 de agosto de 2012

Primeira geração "Nacionalista" POESIA.




O romantismo no Brasil teve fundação a publicação do livro de poemas “suspirou poéticos e saudades”, de Domingos José Gonçalves de Magalhães, em 1836 e durou 45 anos. Em 1833, um grupo de estudantes sobre a direção deste autor e ainda mais de Manuel de Araújo Porto Alegre, iniciou um trabalho de letras a ideia foi dada Almeida Garret através dos franceses romântico. Em 1836 o mesmo grupo de brasileiros funda uma iniciação com uma nova responsabilidade a revista Brasileira de Ciências, letras e Artes de forma epígrafe “tudo pelo e para e Brasil”.
1º geração: chamada de primeira geração romântica onde se destaca uma teoria básica: O misticismo e o indianismo. De acordo com Gonçalves Dias: (A religião e bastante marcada nos primeiros romances enquanto o indianismo se torna importante da civilização).
Essa forma nacionalista fez nascer poemas que possuíam o jeito patriotista e o Saudosista nomes marcantes. Suas características , liberada total no plano expressivo ou seja “ liberdade de se expressar”.
Artes voltada para as camadas populares
Índio: representa o nacionalismo e o pré-colonial, entre elas se destaca o nacionalismo: uma exaltação a pátria de uma forma exagerada que somente as qualidades são mostradas como o indianismo.
O indianismo é marcada pela criação do herói nacional na figura do índio, de onde surgiu a denominação “geração indianista”

Líder do Grupo: Damarys Santos.