sábado, 18 de agosto de 2012

Contexto Histórico do Romantismo Brasileiro

O Romantismo é ligado a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, forma dois acontecimentos que mudaram a história da Europa que colocaram em evidência valores burgueses junto ao individualismo e a desobediência aos valores pré-estabelecidos.
Em Portugal, o Romantismo começou com a publicação do poema de “Camões” de João de Almeida de Garret, que foi escrito no momento em que o país se encontrava sob domínio inglês e enfrentava perturbações políticas, este tenta apagar o passado e o orgulho do povo português.
As gerações e o movimento romântico português deixaram quatro décadas e teve três períodos cada um com uma geração particular de autores, onde na primeira geração implanta-se o romantismo em Portugal, esse período foi marcado pelas influências neoclássicas e certa preocupação com questões históricas e políticas, destacando-se autores português onde suas produções tendem a destacar o subjetivismo extremado, o medievalismo, o nacionalismo e a idealização da mulher.
Na Segunda geração, o movimento romântico em Portugal vislumbra um período apelidado como “mal do século”. O principal autor dessa tendência e o romancista Camilo Castelo Branco de estilo passional e pitoresco.
Encerrando com a Terceira geração, observamos uma cultura mais livre dos exageros ultra-românticos destacando uma espontaneidade lírica e musical como na prosa de Júlio Sínis.
No Brasil, o romantismo teve como marca fundadora, a publicação do Livro de poemas “Suspiros méticos e Saudades”, de Domingos Jose Gonçalves de Magalhães. Na inicialização dessa fase literária, jovens brasileiros estudantes em Paris, deram início a um projeto de renovação das letras, orientado por Gonçalves Magalhães e influenciados por Almeida Garret, juntamente com a Literatura dos Românticos Franceses.
No século XVIII, ainda em Paris, os mesmos jovens originaram a revista Brasiliense de Ciências, Letras e Artes. No Brasil este movimento é observado pelo valor dado ao nacionalismo e a Liberdade, sentimentos que se ajustavam ao espírito de um país que acabava de se tornar uma nação rompendo com o domínio colonial.
                             
De 1823 a 1831, o Brasil sofreu com marcas de Autoritarismo de Dom Pedro I. A primeira pode ser constatada pela disolição da Assembléia Constituinte, a segunda foi a Constituição Outorgada e logo depois foi a confederação do Equador, subsequentemente a luta pelo trono de português, contra seu irmão D. Miguel segundo com a acusação de ter mandado assassinar Libero Bárbaro, e por fim, a abdicação. Apartir dessas marcas seguiu-se o período regencial. E é sobre todas essas marcas, que surge o Romantismo Brasileiro, completamente carregado de Leso fobia e principalmente de nacionalismo.

Assim forma a primeira geração do Romantismo Brasileiro, impondo destaques na tentativa de apresentar diferenças ao movimento das origens européias, adaptando-nos a maneiras nacionais, da natureza exótica e o passado histórico brasileiro.


Líder do grupo: Marciara dos Santos.