quarta-feira, 10 de outubro de 2012



Portugal em mudanças

Cansada da decadência enfrentada, a sociedade clama cada vez mais por algo revolucionário.

No século XIX, Portugal entrou em um péssimo momento economico e cultural após a dominação espanhola. O homem vai atrás de explicações sobre os fenômenos fazendo com que a ciência tomasse um forte impulso. A partir daí o mundo se dá conta de novos conhecimentos científicos e filosóficos como o positivismo de August Comte e o evolucionismo de Charles Darwin.
Dessa forma, o subjetivismo e o sentimentalismo contido no movimento romântico, vai se desfazendo, dando espaço à um novo movimento que rejeitava qualquer explicação divina, se concentrando em fatos reais e concretos. Nisso, o Romantismo começou a ser visto com ideais ultrapassados, o que gerou discussões entre os antigos românticos e o jovens estudantes de Coimbrã que, em 1860, tinham o anseio de mudanças e novos conceitos. Os conflitos foram se intensificando pelas publicações de folhetos a favor de ideais mais realistas que se firmaram ao longo dos tempos e dando origem ao Realismo. Ideias de igualdade e convívio social na personalidade humana, as quais serão os principais temas das obras produzidas.
À partir desse novo movimento, surgiu também o Naturalismo, o qual é considerado a intensificação do Realismo, mas com algumas diferenças. Analisava o comportamento humano, principalmente, os assuntos mais chocantes como o alcoolismo, o incesto, adultério, e por aí vai. 

Aluna: Rhísia Mariane